Limit Date

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Mestre no âmbito do projecto MineHeritage/FCT NOVA, referência nº18111, financiado por fundos comunitários, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciência dos Materiais, Materiais do Património Cultural

Requisitos de admissão: Os candidatos terão que possuir Mestrado em Conservação e Restauro, Engenharia de Materiais ou similares, com experiência na caracterização e estudo de materiais relacionados com o património cultural. O candidato terá de possuir conhecimentos da língua inglesa (falada e escrita).

Plano de trabalhos: A atividade do Bolseiro deverá incidir nas tarefas do projeto relacionadas com a investigação e recolha de informação sobre o património histórico-cultural mineiro Europeu, desenvolvimento de materiais de ciência popular para disseminação, elaboração de relatórios e atividades de disseminação do projeto. É condição necessária que o candidato se comprometa a apresentar candidatura a doutoramento na área (Materiais e Património Cultural). Mais informações sobre o projeto em https://sites.fct.unl.pt/mineheritage/home

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do CENIMAT|i3N da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor João Pedro Veiga.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto durante o mês de Dezembro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por períodos diferenciados durante a vigência do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 989,70€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http:// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica (20%), o perfil curricular (20%), a experiência em investigação na área do património (20%) e a entrevista (40%). Apenas os 3 concorrentes melhor posicionados na avaliação da formação académica, perfil curricular e experiência na investigação na área do património passarão à entrevista.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri – Professor Doutor João Pedro Veiga

1º Vogal Efetivo – Professora Doutora Margarida Lima

2º Vogal Efetivo – Professor Doutor Rui Igreja

1º Vogal Suplente – Professor Doutor Rui Silva

2º Vogal Suplente – Professor Doutor Hugo Águas

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do CENIMAT, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 25 Novembro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  1. Curriculum Vitae
  2. Certificado de habilitações
  3. Outros documentos comprovativos considerados relevantes

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico (jpv@fct.unl.pt), mencionando a referência do edital “BI-119-Mestre-MineHeritage” ou entregue em mão no secretariado do CENIMAT, das 8h às 18h, dentro do prazo limite para a respetiva apresentação.