News
2023-04-24
Metals 2023 Young Investigator Award
Metals 2023 Young Investigator Award

João Pedro Oliveira, Professor Auxiliar do DCM, é o vencedor do Prémio Jovem Investigador de Metais 2023.

Prémio entregue no decorrer do mês de Abril, e que recebe uma excelente review ao investigador por parte do Editor-in-Chief e sua equipa:

"Caros Colegas,

Temos o prazer de anunciar que o vencedor do Prémio Jovem Investigador de Metais 2023 é o Dr. João Pedro Oliveira.

O Dr. João Pedro Oliveira é Professor Auxiliar do Departamento de Ciência dos Materiais da Universidade NOVA de Lisboa, Caparica, Portugal. Os interesses de investigação do Dr. Oliveira são a utilização de tecnologias avançadas de fabrico (soldadura e fabrico de aditivos) e técnicas avançadas de caracterização (SEM, TEM, e difracção de raios X sincrotrão, por exemplo) para ligar as características microestruturais dos metais processados com o seu comportamento funcional e termo-mecânico. O Dr. Oliveira recebeu o seu doutoramento em 2016 e tem um registo de publicação notável. O impacto do seu grupo de investigação pode ser medido pelo número e impacto académico das publicações resultantes e é reflectido por um índice Scopus H de 43. É claramente uma estrela em ascensão no campo da ciência e engenharia dos materiais. Como candidato único, o Dr. Oliveira foi também capaz de atrair financiamento significativo para a investigação. Além disso, é o principal investigador e coordenador do projecto europeu em curso sobre Fabrico de Aditivos de Arame e Arco que recebeu 1,7 milhões de euros em financiamento. Este é um triunfo notável no actual ambiente competitivo. Por favor, junte-se a nós para felicitar o Dr. Oliveira pelas suas extraordinárias realizações.

Como premiado, o Dr. Oliveira receberá um bónus de CHF 2000, uma oferta para publicar um trabalho gratuito antes do final de 2023 em Metais, após revisão pelos pares, e um certificado electrónico.

Agradecemos a todos os nomeados de várias áreas de estudo pela sua participação e a todos os membros do Comité de Prémios pela sua avaliação das muitas e excelentes nomeações.

Editor-Chefe,

Prof. Dr. Hugo F. Lopez e Prof. Dr. Yong Zhang"

João Oliveira deu ainda uma entrevista à Metals | MDPI que pode ser consultada >>AQUI<<