Elvira Fortunato, atual Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e antiga professora e investigadora do Departamento de Ciência dos Materiais da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, é a vencedora do Prémio de Carreira e Reconhecimento 2023 da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM).
O Conselho Diretivo da SPM anunciou a atribuição desta distinção relembrando a excelência das atividades de ensino e de investigação, o desenvolvimento e inovação na área dos Materiais, cuja relevância social é inquestionável, a nível nacional e internacional.
Pioneira mundial na eletrónica de papel, nomeadamente em transístores, memórias, baterias, ecrãs, antenas e células solares, é considerada a "mãe" do transístor de papel e tem vindo a acumular distinções na sua carreira. Conquistou três bolsas ERC, ganhou o Prémio Mundial de Engenharia WFEO GREE Award Women, da Federação Internacional de Engenharia (WFEO) foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa 2020 e venceu o Prémio Impacto Horizonte 2020, entre muitos outros.
O Prémio, que este ano também será atribuido a João Bordado, Professor do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, será entregue durante a Sessão de Encerramento do encontro MATERIAIS 2023, que terá lugar no dia 6 de Abril no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.