Limit Date
Uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia de Licenciado

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) para Licenciado no âmbito da unidade de investigação “Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e NanoFabricação”/FCT NOVA, (I3N – UID/CTM/50025), com o apoio financeiro da FCT/MCTES.

  1. Área Científica: Não Aplicável
  2. Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir uma Licenciatura; Dominar a língua inglesa; Experiência comprovada na organização e gestão de projetos de investigação científica.
  3. Plano de trabalhos: Apoio em todas as vertentes científicas, constituição e atualização de bases de dados relativas à atividade científica da Unidade de I&D “i3N – Pólo Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) – FCT/UNL”, gestão de financiamentos de I&D, nomeadamente projetos FCT-MCTES, H2020, PT2020; apoio à elaboração de candidaturas de projetos nacionais, internacionais e europeus, apoio à execução financeira dos projetos, apresentação e elaboração de relatórios financeiros.
  4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto‐lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto‐Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf
  5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENIMAT|i3N do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
  6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Novembro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado durante a vigência da Unidade com a referência UID/CTM/50025 - Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e NanoFabricação – I3N.
  7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa é de 1000€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País  (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
  8. Métodos de selecção: Avaliação curricular (60%) e entrevista profissional (40%) de selecção. Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular e entrevista profissional de selecção. Os métodos de selecção são eliminatórios quando a nota final for inferior a 10 valores na avaliação curricular. Só serão consideradas as candidaturas que correspondam ao perfil pretendido, sendo as outras automaticamente excluídas. Apenas os cinco concorrentes que obtenham as cinco melhores notas na avaliação curricular passarão à entrevista.
  9. Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Profª Doutora Elvira Fortunato, Directora do CENIMAT|i3N

1º Vogal efectivo: Prof. Doutor Rodrigo Martins, Presidente do Departamento de Ciência dos Materiais

2º Vogal efectivo: Prof. Doutor Luís Pereira, Prof. Associado do Departamento de Ciência dos Materiais

1º Vogal Suplente: Mestre Paulo Manteigas, Gestor Financeiro do CENIMAT|i3N

2º Vogal Suplente: Prof. Doutor Pedro Barquinha, Prof. Associado do Departamento de Ciências dos Materiais

    10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do CENIMAT/I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

    11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 06 a 19 de Novembro de 2019.

A candidatura deverá ser obrigatoriamente instruída com os seguintes documentos:

  • Carta de motivação;
  • Curriculum vitae detalhado do candidato assinado e datado;
  • Certificado de habilitações, com média final; literárias e outros certificados que sejam pertinentes à candidatura

A falta de entrega dentro do prazo de qualquer um dos documentos que constituem o processo de candidatura, implica a exclusão do concurso, sem necessidade de audiência prévia.

As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio electrónico, obrigatoriamente com a indicação, no assunto do e‐mail, da referência “BGCT-117-Licenciado-UID/CTM/50025”, para cenimat.secretariado@fct.unl.pt, dentro do prazo limite para a respectiva apresentação.