News
2022-02-06
Elvira Fortunato recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação
 Elvira Fortunato recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) distinguiu novamente a Professora Elvira Fortunato, com 1 "ERC Proof of Concept Grant".

A ERC atribuiu um total de 166 bolsas "Proof of Concept" (prova de conceito) – cada uma no valor de 150 mil euros – a investigadores europeus. Quatros dessas bolsas vieram para Portugal – e metade para projetos que nasceram na FCT NOVA.

Diminuir o lixo eletrónico

Esta é a terceira bolsa ERC para Elvira Fortunato, professora do Departamento de Ciência dos Materiais e investigadora e diretora do CENIMAT|i3N, que a conquista agora com o projeto "e-GREEN: From forest to electronics: green graphene". O projeto surge como resposta ao aumento do lixo eletrónico que é já o fluxo de resíduos com maior crescimento, acumulando-se 250 milhões de toneladas anuais. Uma nova abordagem sustentável, quer em termos de materiais, quer de processos, é a proposta: “O projeto e-GREEN visa a formação direta de padrões 3D baseados em grafeno para formação de circuitos impressos em substratos flexíveis recicláveis, evitando a necessidade de utilizar materiais metálicos escassos e não ecológicos para além de processos dispendiosos, poluentes e demorados”, adianta Elvira Fortunato.

 

Este projecto surge no seguimento de outro projeto distinguido com bolsa ERC, o DIGISMART ("Multifunctional Digital Materials Platform for Smart Integrated Applications") cujo objetivo é revolucionar a maneira como se produzem circuitos integrados e componentes eletrónicos, utilizando materiais "eco-friendly". Foi através do DIGISMART que foi possível “obter uma grande variedade de materiais baseados no grafeno, materiais estes de origem renovável - como a celulose, a nanocelulose e a cortiça - usando um novo processo baseado em grafeno induzido por laser. Este método assumiu-se como uma abordagem promissora devido à sua multifuncionalidade, relação custo/eficácia, processo, escalabilidade, simplicidade, alta eficiência e boa reprodutibilidade. O objetivo do e-GREEN é desenvolver uma prova de conceito baseada em vários protótipos de forma a avaliar os desempenhos elétricos e realizar uma extensa análise de mercado. O processo tecnológico abrirá novas portas para a eletrónica sustentável.

 

Nos Media:

Elvira Fortunato e Cecília Roque recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação (RTP Notícias)

Elvira Fortunato entre cientistas portugueses que recebem 600 mil euros do Conselho Europeu de Investigação (Sapo)

Cientistas portugueses recebem financiamento europeu para projectos com potencial comercial (Público)

ERC premeia 166 investigadores com bolsas de Prova de Conceito, quatro dos quais portugueses (Notícias Saúde)