News
2022-03-07
FCT publicou o aviso do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022
A FCT publicou o aviso do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022

A FCT publicou hoje o Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022. O concurso estará aberto entre 8 de março e 7 de abril de 2022, até às 17h00 de Lisboa, e as candidaturas são submetidas eletronicamente no portal myFCT.

Podem candidatar-se a este concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT alunos já inscritos num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor ou então candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscrever e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau em todas as áreas do conhecimento.

Neste concurso de 2022, para além das candidaturas em todas as áreas científicas e com trabalho de investigação a desenvolver em instituições científicas e académicas, é aberta uma linha de candidatura específica para bolsas de investigação cujos planos de trabalho decorram total ou parcialmente em entidades não académicas. São, designadamente, planos de trabalho que decorram em empresas, Laboratórios Colaborativos, Centros de Tecnologia e Inovação, Centros de Interface Tecnológico, entidades da Administração Pública ou entidades do terceiro setor. Sublinha-se que, no âmbito desta linha específica, as atividades de investigação podem ser realizadas em colaboração com entidades académicas, promovendo-se a cooperação institucional.

Neste concurso serão concedidas 1450 novas bolsas de doutoramento, que se juntam às mais de 6700 bolsas de doutoramento atualmente em curso financiadas diretamente pela FCT.